PRÉ E PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIAS PLÁSTICAS

O acompanhamento da fisioterapia dermato funcional no período de pré e pós cirurgias plásticas vem se tornando cada vez mais necessário, pois interfere diretamente na recuperação dos tecidos, acelerando o retorno às atividades diárias e incrementando os resultados finais.Tal acompanhamento compete apenas ao profissional fisioterapeuta dermato funcional, sendo ato privativo da profissão (clique/toque aqui para esclarecimentos).

Uma abordagem em período anterior à cirurgia faz o preparo do tecido que vai receber o procedimento, desta forma, o resultado é uma resposta mais eficiente e ágil da região que sofrerá a lesão. Melhora as condições circulatórias e auxilia o organismo a reagir positivamente imediatamente para a recuperação das lesões ocorridas na cirurgia.

No pós-operatório imediato, o tratamento consiste em melhorar o quadro respiratório e circulatório, prevenindo possíveis tromboses, embolias e desconfortos decorrentes do procedimento. Segue com a promoção da melhor oxigenação e incremento na resposta cicatricial e reparo das lesões e o procedimento de drenagem linfática, além do correto uso das malhas compressivas, entre outras abordagens terapêuticas, diminuem o edema (inchaço) e previnem fibroses e aderências cicatriciais e auxiliam a melhora do contorno corporal e acomodação tecidual.

A fisioterapia também aborda as possíveis dores e desconfortos teciduais e osteomusculares decorrentes do posicionamento necessário em cirurgias mais extensas, onde adaptações corporais fazem parte do período pós cirúrgico.

É importante que seja realizada respeitando cada cirurgia e região, com conhecimentos aprofundados em anatomia e fisiologia humana, realizando de forma correta atuando de forma curativa e preventiva.

Existem também as abordagens no pós-operatório tardio onde a correção postural e outros procedimentos são bem indicados para a manutenção dos resultados e retorno à postura ideal, principalmente em casos de abdominoplastias e mamoplastias.

Importante ressaltar que a atuação vai além da drenagem linfática como é amplamente divulgado, contamos com recursos que fazem grande diferença em todas as fases, em praticamente todos os procedimentos cirúrgicos e se estendendo ao período de manutenção dos resultados e aprimoramento dos mesmos em vários casos.